Posts 16

Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional

A Legislação Trabalhista determina que as empresas elaborem o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), que nada mais é do que um conjunto de ações e exames clínicos em benefício da saúde dos trabalhadores. O PCMSO previne, mapeia, diagnostica e ainda constata casos de doenças ou danos causados por riscos do trabalho. Além disso, ele também serve para verificar se as ações de Segurança do Trabalho tem sido eficientes.
O Programa estabelece a realização de exames médicos admissionais, periódicos, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional. Assim como tem o objetivo prevenir, monitorar e controlar possíveis danos a saúde e integridade do empregado e detectar riscos prévios, especialmente no que diz respeito as doenças relacionadas ao trabalho.
Caso um colaborador venha a contrair qualquer doença ocupacional, a empresa responde judicialmente pelo dano ocasionado. Indenizações e os custos processuais adquirem valores altíssimos podendo afetar a saúde financeira da empresa.