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Seu RH está preparado para o novo cronograma do e-Social?

         Pesquisas apontam que a adequação para atender às exigências do e-Social não é uma tarefa simples. Além disso, muitas empresas não possuem uma estrutura interna dedicada e preparada para conduzir a implementação do e-Social, não tendo ideia de como e por onde começar. Essa situação parece familiar para você?
         No artigo de hoje, você vai saber quais mudanças são necessárias nas organizações e compreender a importância do RH agir estrategicamente quando o tema é e-Social.

O que muda, afinal?
         Muito têm se falado sobre o principal objetivo do e-Social: a simplificação e uniformização das informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relacionadas à contratação de mão de obra com ou sem vínculo empregatício. Mas, se este projeto pode trazer inúmeros benefícios para o empregador tais como racionalização, padronização e avanço tecnológico, por que o e-Social ainda é um desafio?
         Há um ponto importante que merece sua atenção: a simplificação da informação vem acompanhada da exigência do seu envio em prazos diferentes das obrigações acessórias atuais. No cenário proposto pelo projeto do governo, a informação deve ser prestada, ao Ambiente Nacional do e-Social, quando surge dentro dos processos de RH, quase que em tempo real. Por exemplo, a informação da admissão de um novo trabalhador deve ser enviada até o final do dia anterior ao do início das suas atividades na empresa.
         A chegada do e-Social inova também a atuação do FISCO, por meio do tratamento unificado da informação pelos diversos órgãos na mesma base. Com este cruzamento de dados, o crédito tributário será unificado por meio da apuração, da confissão da dívida e do pagamento ou recolhimento dos tributos.
         Até aqui, você já consegue perceber que o impacto maior será na forma de trabalho e na prestação das informações. Isso vai requerer uma mudança no perfil do profissional de RH, na conscientização dos líderes e dos trabalhadores para atender a dois requisitos essenciais: prazo e qualidade das informações.
         Diante desta realidade, o departamento de Recursos Humanos necessita focar em integração dos sistemas, qualificação de cadastros e adequação dos processos, para atender à legislação vigente. Lembrando, também, que a adoção de novos processos ou a reafirmação destes e das políticas atuais precisam tempo para a concepção, a divulgação e a internalização.

Estratégia: Plano X Ação
         Diante do novo cronograma e das mudanças previstas com a entrada do e-Social, é comum que as empresas e, mais especificamente os departamentos de Recursos Humanos, se deparem com o seguinte dilema: agir imediatamente e não perder tempo ou planejar criteriosamente e equalizar o esforço de trabalho?
         Estudos apontam que um bom planejamento é uma premissa básica para o sucesso de qualquer projeto ou trabalho, pois este auxilia na análise dos riscos ou dificuldades a serem enfrentadas pelo caminho, além da mensuração dos recursos e esforços que deverão ser direcionados ao objetivo em comum.
         O planejamento de um projeto ou trabalho não traz, necessariamente, a resposta para todos os problemas que podem ocorrer durante o percurso, mas pode permitir maior assertividade e agilidade na solução de problemas previamente levantados.
         Arriscar-se por agir em detrimento ao planejar também é uma escolha. Porém, vale lembrar que, o método de tentativa e erro pode trazer um desgaste maior por retrabalhos e prejudicar o tempo de análise de respostas a problemas, ou ainda, nos casos mais graves, inviabilizar o resultado esperado.
         Traçar uma estratégia de adequação ao e-Social requer tempo para pensar, definir metas, prazos e recursos, porque pode envolver a mudança de hábitos, de comportamentos, de crenças, e de valores no ambiente de trabalho.
         Contudo, o prazo para todas as adequações necessárias é curto, então é necessário racionalizar as ações de planejamento e de execução. Sendo assim, o ideal é que o Departamento de Recursos Humanos inicie de imediato um planejamento criterioso, para que possa assim, agir rapidamente unindo esforços para o alcance da meta, no prazo necessário.
         Na busca por melhorar suas chances de sucesso, tenha em mente que é recomendável fazer as análises necessárias, montar um cronograma para a implementação do e-Social, engajar e capacitar as pessoas, internalizar novas formas de trabalho na cultura organizacional, e fazer com que os resultados possam ser acompanhados por todos. Boa estratégia!

Fonte: Blog Metadados / 15 de setembro de 2016