ASO

ASO

As competências profissionais e as habilidades comportamentais são consideradas importantes pré-requisitos por ocasião da escolha do candidato. Mas na atualidade as companhias têm considerado outro fator significativo: a saúde do colaborador.
Antes da contratação, é legalmente obrigatório realizar o Exame Admissional que pode requerer exames complementares para avaliar se o candidato está apto ou não para a efetivar as tarefas para a qual se propôs. Além do Exame Admissional, há outros exames que devem ser realizados ao longo da vida laboral.
Os exames são de extrema importância para o trabalhador e para a empresa. Eles registram a função exercida, se há riscos inerentes e revelam se o colaborador está apto à realização de suas atividades. Eles devem acontecer na admissão; periódicos (em tempos pré-determinados); no retorno ao trabalho; quando houver mudança de função e por ocasião da demissão. Os exames compreendem avaliação clínica e exame físico. Dependendo da atividade a ser realizada pelo colaborador, podem ser necessários exames complementares.