Posts 1

O dever de cada empresa é encaminhar seus funcionários para a realização de Exames Clínicos Ocupacionais, para que se possa identificar a situação de saúde dos trabalhadores. Mais do que uma obrigação, esses exames são verdadeiros investimentos, já que proporcionam segurança às empresas para que elas atuem conforme as normas reguladoras trabalhistas e previdenciárias.
Para os colaboradores, o benefício dos exames é o monitoramento de sua saúde. Já para a companhia, colabora na diminuição dos indicadores de absenteísmo gerados por doenças e na garantia de colaboradores habilitados à função.
Os Exames Clínicos Ocupacionais podem detectar necessidades de melhora nos processos realizados no dia a dia da empresa, como as questões ergonômicas para as pessoas que passam sentadas à frente de computadores, em áreas administrativas. Após a realizados os exames, o Médico do Trabalho emite um Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) do qual a empresa deve manter uma cópia de cada colaborador arquivada para fins de registros futuros e fiscalização.