Posts 22

Treinamento Profissional

As empresas são centros de produção de bens materiais ou de prestação de serviços, que tem uma determinada importância para as pessoas que a elas prestam colaboração, para as comunidades que se beneficiam com sua produção e, também, para a nação que tem seus fatores de progresso no trabalho realizado por essas empresas. Nelas encontram-se presentes muitos fatores que podem transformar-se em agentes de acidentes dos mais variados tipos. Dentre esses agentes podemos destacar os mais comuns: ferramentas de todos os tipos; máquinas em geral; fontes de calor ou frio; equipamentos; móveis; veículos industriais; substâncias químicas em geral; vapores e fumos de solda; gases e poeiras; andaimes e plataformas; pisos escorregadios, escadas fixas e portáteis, entre tantos outros.
As causas geradoras de acidentes, entretanto, poderão ser determinadas e eliminadas resultando na ausência de acidentes ou na sua redução, quando forem geridos os Fatores de Acidentes.
Desse modo muitas vidas poderão ser poupadas, a integridade física dos trabalhadores será preservada além de serem evitados os danos materiais.
Para se combater as causas dos acidentes e se implantar um bom programa de prevenção precisamos, primeiramente, conhecer a sua conceituação.
A qualificação profissional tem como finalidade educar para prática de Segurança do Trabalho. Assim, entenderemos da necessidade de se implantar uma estrutura voltada à prevenção capaz de nortear os riscos de acidentes nas atividades do trabalho.