Posts 17

CIPA / NR-5

Ao longo dos tempos, a experiência tem mostrado que a preparação prévia do indivíduo contribui sensivelmente para a melhoria do seu desempenho. No que diz respeito à segurança, os esclarecimentos ao trabalhador quanto as possíveis condições inseguras dos ambientes de trabalho e dos procedimentos seguros que deverá adotar é fundamental para o sucesso de um Programa Prevencionista.
Num bom treinamento para os membros da CIPA, acreditamos promover a combinação indivíduo – função / atividades – segurança, alicerçando no treinamento, a implantação de conceitos e medidas de prevenção de acidentes do trabalho. Os resultados serão colhidos quando os membros da CIPA estenderem aos demais empregados, preceitos de segurança, reuniões, palestras, treinamentos, atendimento das solicitações que previnam acidentes e doenças ocupacionais.
Enfim, trabalhar o elemento humano é fator complexo, mas é possível, humanizar uma coletividade de trabalho e torná-la tão compreensiva quanto eficiente, o que consequentemente, consistirá na continuidade do trabalho operacional seguro.
Se não houver frutos, valeu a beleza das flores. Se não houver flores, valeu a sombra das folhas. Se não houver folhas valeu a intenção da semente. (Henfil)